quarta-feira, 23 de junho de 2010

De Cuba com carinho



Tomada pelo vídeo anterior acerca do perigo da história única, lembrei-me de que, não sei se ainda este ano, ou ano passado, fui ao lançamento do livro de Samarone Lima na jaqueira cujo título é: "Viagem ao Crepúsculo". Não conheço Samarone, mas o tema do livro me interessou, e lá fui eu. O autor passou um mês em Cuba e escreveu um livro muitíssimo interessante a partir de suas impressões e experiências pessoais numa Cuba de difícil acesso, limitada liberdade de expressão, ofegante por novos dias, esquizofrênica entre um passado glorioso, pleno de ideais, de Che Guevara, enfim, e a realidade de uma Cuba pobre, burocratizada, elitizada e com poucos vestígios positivos do que teria sido a revolução Cubana.
Pelo que pude perceber, Samarone é um cara que, como eu, queria estar em Cuba, pelo menos uma vez antes da morte do gran lider Fidel, certamente para satisfazer seu imaginário revolucionário, sentir na pele o que fora esse país tão pequeno e tão cheio de histórias, para viver alguns dias entre seu povo, apreciar gestos, falas, cheiros, comidas e esquinas. Seu relato é despretensioso e livre, embora o que tenha a dizer seja difícil de ser ouvido e pensado por alguns.
O lançamento do livro de Samarone causou um rebuliço danado. Se fizeram presentes militantes/dirigentes da esquerda radical (sei disso porque eu mesma já estive em passeatas e encontros dos sem-terrinhas, entre outros, em que também estavam) que repudiaram a explicitação das experiências de Samarone, esbravejaram em alto e bom som suas crenças inquestionáveis, não deixavam que outras pessoas presentes questionassem o que diziam, enfim, uma participação com pouca ou nenhuma noção do que seja uma democracia e muito representativa do que tem sido -infelizmente e ainda - o formato dessas vozes que ainda questionam o poder instituído, que são legítimos em seus questionamentos, mas perdem a rezão pela radicalidade e pela forma como se conduzem.

É aí que entreYoani Sánchez que, diferente de Samarone, é uma Cubana que fez do seu blog forçadamente "clandestino" Generación Y uma arma de luta política por uma "Cuba Libre". Seu livro "De Cuba com carinho" é um compilado de posts interessantíssimos acerca das outras histórias de Cuba que, ao que pesem as acusações de que são financiadas pelos grandes sistemas econômicos opositores do governo cubano, são também histórias, são vivências, e merecem ser consideradas para que não caiamos no perigo da história única (como referida no post anterior).
Sugiro a leitura dos dois livros e também do blog de Yoani.
Abraços, Sheila.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O perigo da história única

 Embora seja um pouco longo (20min), vale muito a pena vê-lo!



Vai pensando aí


Criminalizar o Aborto Resolve? Vai Pensando Ai from Ipas Brasil on Vimeo.

Achei que este vídeo poderia mobilizar alguma reflexão. É uma discussão muito interessante que, certamente, não pode deixar de ser feita. 
Abraços, Sheila.